Como cuidar da pele no inverno? Dermatologista responde!

Como cuidar da pele no inverno? Dermatologista responde!

Sabia que no inverno a pele pede cuidados também? Não é apenas no calor quando abusamos do sol e ar condicionado, por exemplo, que você precisa hidratar a pele. Nos tempos mais frios do ano, sua pele corre o risco de ‘ficar com sede’, prejudicando a aparência e dando um aspecto envelhecido.

No post de hoje, a dermatologista Dra. Caroline Antunes dá dicas para cuidar da pele no inverno!

Como cuidar da pele no inverno? Dermatologista responde!
Dra. Caroline Antunes / Divulgação

Durante o inverno, o tempo mais frio e o ar seco influenciam na saúde e qualidade da pele. Além disso, a poluição e a radiação solar, que também estão presentes, atingem o corpo, deixando-o mais sensível, ressecado e acelerando o envelhecimento. Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações corporais mais profundas e, investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo.

Dicas para cuidar da pele no inverno e manter a hidratação

Salve no Pinterest!

 

🔹 Água: Beber no mínimo dois litros por dia.

🔹 Banhos quentes: A água quente remove parte da barreira de proteção da pele. “Sabe aquele aspecto craquelado, corpo ressecado, coceira e placas vermelhas? Pra que isso não aconteça, dê preferência a banhos mornos ou frios e não permaneça muito tempo em contato com a água.

Como cuidar da pele no inverno? Dermatologista responde!
Tree photo created by freepik – www.freepik.com

🔹 Uso de hidratante: Logo após sair do box – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós- banho, que ajuda na penetração do creme. Exceto, para peles oleosas, e acneicas! Evitar hidratante comum no rosto. Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras.

🔹 Filtro solar: Usar diariamente. Segundo a médica Caroline Antunes, a proteção solar é indispensável em qualquer época do ano. “O Filtro solar deve ser usado até para ficar em casa, não apenas na exposição ao sol. As pessoas esquecem que, mesmo em dias chuvosos ou nublados, o sol está presente e, consequentemente, a radiação também, e é ela quem mais afeta a saúde”, esclareceu. Com o passar dos anos, a pele afetada pelos raios solares fica envelhecida, manchada e está mais vulnerável a desenvolver câncer de pele.

Woman photo created by pressfoto – www.freepik.com

🔹 Maquiagens cremosas ou líquidas: Devido ao tempo seco e à necessidade maior de hidratação, o ideal é evitar os produtos em pó, já que eles podem deixar o rosto com aspecto ressecado. Lembre-se que, antes de qualquer coisa, é importante consultar um médico da Sociedade Brasileira de Dermatologia para descobrir quais cosméticos e texturas são ideais para você.

🔹 Procedimentos Dermatológicos: O inverno é uma boa época para realizar alguns tratamentos dermatológicos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol, como peelings, tratamentos a laser etc. Procedimentos de depilação a laser também são indicados para nesta estação.

Agora não tem mais desculpas! Você e eu já sabemos de todos os macetes para cuidar da pele no inverno e ficarmos lindas o ano todo!

 

More about Paloma Lanzoni

Uma apaixonada por todo tipo de arte que inspira as pessoas a se sentirem melhores... Aspirante a blogueira em um mundo cor-de-rosa desde 2015, mas já fez algumas experiências desde 2000. Sonha em ir à Paris e é apaixonada por cruzeiros marítimos. Cantora de chuveiro assumida! O seu maior desejo é que aquilo que escreva inspire outros a conhecer novos rumos e direções, fazendo deste mundo um lugar mais do que 'cor-de-rosa' para se viver... Um mundo Pink!!!