Ícone do site Pixel Pink

A origem das tradições e costumes nas festas de casamento

As festas de casamento possuem alguns protocolos ou coisinhas meio que obrigatórias não é mesmo?
Se você ainda não entendeu do que estou falando, sem problemas, eu te ajudo. São aquelas coisas que a gente meio que sabe que vai ter na cerimônia e festa de casamento, por exemplo, a noiva estará de branco, vai usar e depois poderá jogar o buquê, os noivos trocam alianças e pode ser que a noiva use véu… Já parou para pensar de onde vem essas tradições e costumes?  Pois esse será o assunto do post!

A origem das tradições e costumes nas festas de casamento

Vestido de noiva branco
Antes da Rainha Vitória da Inglaterra se casar, não tinha essa de vestido branco… As noivas usavam vestidos da cor que queriam, desde que mostrasse a riqueza que aquela união proporcionaria.

Na verdade o vermelho e o preto eram muito comuns… Mas a Rainha Vitória, no século XIX, quando se casou com o seu primo, o príncipe Albert mudou tudo. Ela casou-se de branco, lançando moda. Uma curiosidade: Ela foi a primeira nobre a casar-se por amor e até mesmo pediu o seu noivo em casamento. Provavelmente é por isso que o branco foi adotado para simbolizar a beleza e pureza dessa união.

Olha a Rainha aí gente!

O véu da noiva
Ishtar, a Deusa do Amor provavelmente foi a primeira a usar o véu, que fazia uma ligação a fertilidade e sedução, não demorando a ser um costume usado por mulheres mortais dos povos da Babilônia e Mesopotâmia,chegando depois aos gregos. Esses já acreditavam que a noiva, ao cobrir o rosto, ficava protegida do sol e vento e também do mau-olhado das mulheres e da cobiça dos homens. Também acreditavam que ela estaria protegida dos maus espíritos. Tinha ainda um significado especial para a mulher: separava a vida de solteira da vida de casada e futura mãe.

Buquê
O buquê teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau-olhado e até mesmo era utilizado o alho. No período da Idade Média as noivas faziam o trajeto a pé para a igreja, no qual recebiam flores, ervas e temperos para lhe trazerem sorte e felicidade, formando assim, no final do trajeto, um buquê. Foi na Europa que os arranjos tornaram-se mais sofisticados, com flores exóticas.  Assim também surgiu a tradição de jogar o buquê direção das mulheres solteiras. Aquela que conseguir pegá-lo, terá a sorte de ser a próxima a casar. Masss se não se casar em 6 meses, não se casa mais!

Alianças
Ela nasceu entre os gregos e os romanos, tendo provavelmente por origem um costume hindu de usar um anel para simbolizar o casamento. Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (vena amoris) que estava diretamente ligada ao coração, por isso que até hoje usamos a aliança nesse dedo. Também significava um certificado de propriedade da noiva, ou de compra da noiva, indicando que ela não estava mais disponível para mais ninguém. A partir do século IX, a igreja cristã adaptou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos.

Arroz nos noivos!
Lá na Ásia o arroz é sinônimo de prosperidade. A tradição de atirar grãos de arroz sobre os noivos, após a cerimônia teve origem na China, onde um Mandarim quis ostentar mostrar a sua riqueza, fazendo com que o casamento da sua filha se realizasse sob uma “chuva” de arroz. Hoje o significado permanece. Atiram arroz nos noivos como sinônimo de fertilidade, felicidade e prosperidade.

“Pode beijar a Noiva!”
Essa é muito interessante. Muitas culturas acreditavam que o casal trocava espíritos na respiração (eca rs) e parte de suas almas também eram compartilhadas. Na época feudal significava uma homenagem que o noivo fazia à família da noiva, mas eu duvido que o irmão e o pai da noiva se sentissem homenageados rsrsrs.

O bolo de casamento
Esse é a estrela nas festas de casamento. Antigos romanos partiam um bolo na cabeça da noiva para simbolizar fertilidade ou abundância. Muitas outras culturas jogavam trigo, farinha ou bolo (!) na cabeça da noiva e depois comiam os restos para terem sorte. Agora para tudo… A noiva ficava o dia todo se preparando e se arrumando, ficando toda limpa e cheirosa… vem o povo na festa que só vai pra comer (essa tradição sempre existiu sem dúvidas rs) e ainda por cima joga bolo na sua cabeça?! Pas-sa-da! Ainda bem que casei neste século! Mas voltando à história… Os primeiros britânicos assavam cestos feitos com biscoitos, que os convidados levavam para casa, ao final da cerimônia. Os noivos tentavam se beijar sobre estes pedaços.
O costume de existir um “bolo da noiva” veio da França. Conta-se que um francês assistiu a um casamento inglês no qual o noivo e a noiva se beijavam por cima de uma mesa cheia de doces. Voltando ao seu país, achou mais interessante fazer, em vez de montes de doces, um só bolo modelado e confeitado. Simples assim!

Lua-de-Mel
Tem duas origens e histórias. Tem origem no povo germânico, pois era costume se casar na lua nova. Na cerimônia, os noivos bebiam uma mistura de água com mel para proporcionar boa sorte. Pode ser também que tenha nascido em Roma, onde os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos, para que estes tivessem uma “vida doce”. Ownnnnn…
A lua-de-mel é também uma referência ao casamento com rapto… Isso mesmo a moça era raptada para casar. O marido mantinha a sua “esposa sequestrada” escondida, para evitar que ela pedisse socorro. Lá eles permaneciam por uma fase da lua e bebiam uma espécie de vinho à base de mel para torná-los mais apaixonados. Na verdade ele embebedava a moça, coitada, para convencer ela a se conformar, digamos assim rs…

Existem muitos outras tradições e costumes no casamento que tem origens interessantes e que vale a pena conhecer o seu significado. Vocês conheciam todos? Tem algum outro interessante?

Imagens do Google Imagens

Sair da versão mobile