Ícone do site Pixel Pink

Como fazer creme de cebolas | Paloma de Casa

Cá estou eu, em mais uma aventura culinária pra vocês. Hoje eu compartilho a minha receitinha de creme de cebolas.

Também conhecida como sopa de cebolas, essa receita é perfeita para os dias frios, com aquele vinhozinho…?? Uma delícia!

A receita do creme de cebolas leva mais ou menos 1 hora para ficar pronta e não tem regras, você pode ir adaptando quantidades e temperos ao seu paladar, ok?

Vamos aos ingredientes necessários para nosso delicioso creme de cebolas!

?1 dente de alho (eu sempre coloco mais, tipo uns 3)
?1 tablete de caldo de carne (Uso apenas se extremamente necessário… Estou querendo eliminar de vez essas coisas, embora eu use bem pouquinho, ainda sim me incomoda.)
?1 colher de farinha de trigo
?1/2 lata (ou caixinha) de creme de leite sem soro
?2 batatas pré-cozidas picadas sem casca (Você pode colocar mais se quiser mais cremoso e se não quiser o gosto de cebolas tão acentuado).
?2 colheres de manteiga
?4 xícaras de água fervente
?400 g de cebola fatiada (Aproximadamente umas 5 cebolas médias. Não corte em pedaços muito pequenos, pois bateremos no liquidificador para tudo virar creme)
?Sal e Pimenta do reino a gosto

Agora que você sabe do que precisaremos, bora botar a mão na massa?

Refogar na manteiga o alho, a cebola e as batatas já pré-cozidas.
Pessoalmente eu derreto primeiro a manteiga e refogo o alho e aos poucos vou juntando a cebola, para me certificar que tudo está pegando o gostinho da manteiga. Depois acrescento as batatas.

Enquanto tudo está sendo refogado, dissolver em 2 colheres de água fria o caldo de carne (se você for usar), sal, pimenta e farinha de trigo. Eu gosto de colocar um pouco de queijo ralado… Fica top.

Juntar tudo mais a água fervente e cozinhar por 20 minutos, de vez em quando mexendo, para que não queime no fundo.

Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Misture para tudo ficar incorporado.

Bata tudo no liquidificador. Eu tenho que fazer esse processo aos poucos devido ao tamanho do meu liquidificador. Vou colocando as partes já ‘batidas’ em uma tigela.
Cuidado pois nesta etapa tudo está muito quente. Ao usar o liquidificador tenha cuidado, principalmente ao abrir a tampa depois de bater. Sai uma fumaça bem quente.

Após tudo ter virado um creme, sem pedacinhos, coloque de novo na panela para dar aquela ultima fervida. Aproveite para acertar o sal e temperos que quiser.

Antes de servir, polvilhe com salsa e queijo, fica bom demais….??

Na minha casa essa receita de creme de cebolas faz taaaanto sucesso que 3 litros não são nada… Juro! Se cebola não é muito sua praia, experimente mesmo assim… Prometo que não tem gosto forte tá?

Faz a receita e depois me conta nos comentários como ficou, tá?

Beijinhos… Au revoir!

Sair da versão mobile