Ícone do site Pixel Pink

Introdução à Exposição | Dicas de Fotografia

Fotografar é desenhar com a luz. Sim, se não fosse a exposição à luz jamais conseguiríamos registrar as imagens.
Parece repetitivo dizer que sem entender esse conceito, jamais vamos conseguir registrar aquilo que queremos.
Você pode simplesmente dar ‘sorte’ e tirar aquelas fotos lindas e não saber como conseguiu… também pode tentar registrar o que seus olhos veem mas sua câmera não colabora… a foto sai borrada, escura, tremida… acontece né?

Entender como a luz interage com os mecanismos da câmera vai te dar uma grande sensibilidade, o que é essencial para capturar lindas fotos. Por isso hoje vamos falar um pouquinho sobre a exposição.

A exposição e algumas coisinhas mais…

Mas o que é exposição? Pois bem, vamos imaginar a câmera como uma câmara rsrs… sim, uma caixinha escura, bem fechadinha. Aliás, assim foram as primeiras máquinas fotográficas, mas voltando…

Imaginemos uma caixa bem fechada e escura. Agora imaginemos que essa caixa tem um furinho que permite que um feixe de luz passe por ela. Vamos supor que você esteja posicionado bem em frente ao furinho e que a luz que bate em você em seguida passe por esse feixe. Na parede do fundo dessa caixinha, a luz refletirá a sua imagem.
Veja o desenho embaixo para entender melhor:

Créditos da Imagem: Aprenda Fotografia

‘Mas como?’ Gente, é a física, não tenta entender, aceita kkkkkkk… Com o tempo você vai ver como faz sentido.

Entendido o conceito sobre a projeção da imagem, vamos entender alguns componentes da câmera. Expliquei um pouquinho no post anterior, mas vou me repetir rs.

Qualquer câmera vai ter o obturador, o conjunto óptico e o elemento sensível. Vamos entender cada coisinha dessa.

O Obturador – controla quanto tempo a luz entra na câmera.

O Conjunto Óptico – nós conhecemos como lente da câmera, e o papel desse conjunto é organizar os feixes de luz, lindo né? Mas não se trata só de lente. Há outros mecanismos que controlam a quantidade de luz que vai entrar na câmera.

Exemplo de um conjunto optico de uma câmera Sony
Créditos da Imagem: Telecelula

O Elemento Sensível – superfície onde a imagem ficará gravada. Conhecemos um bem fácil, o filme fotográfico. Na fotografia digital a luz sensibiliza um sensor que é conhecido como CCD ou CMOS, que converte essa luz em um código eletrônico digital, que é armazenado no cartão de memória. Lindo processo né? Meu favorito!

Mas não estamos falando sobre exposição?

Sim… mas como eu disse, a fotografia envolve pensar nos processos… Qual a ‘viagem’ a luz vai fazer até se transformar em imagem? Rimou kkkk

Sabe aquele ‘click’ que você ouve quando aperta o botão da câmera? Esse barulhinho vem do obturador. Ele abre e fecha bem rapidinho, dentro da máquina como vimos na imagem acima. Ele serve para controlar o tempo que o sensor (onde a imagem fica gravada, lembra do filme?) fica exposto à luz.

Como dizem no futebol, a regra é clara. Quanto mais tempo o sensor ficar exposto à luz, mais clara vai ser a sua imagem, e o contrário também é verdadeiro. Menos tempo de exposição, mais escura a imagem ficará.

Esse é o pulo do gato, o tchananam… É saber ‘dosar’ o tempo que a luz vai passar pelo obturador. Esse é o divisor de águas entre as fotos lindas e as toscas.

O tempo também está relacionado a velocidade. É sabendo dominar a exposição que você vai tirar fotos assim:

Foto tirada com longa exposição. O obturador fica mais tempo aberto, captando os movimentos mais lentamente.
Créditos da Imagem: Expure Guide

Foto tirada com curto tempo de exposição. A imagem fica congelada, e captamos movimentos muito rápidos.
Créditos da Imagem: Link

Mas lembrem-se que no post anterior, falei sobre outro mecanismo que regula a luz, o diafragma.
Enquanto o obturador controla o tempo de exposição/ velocidade, o diafragma controla a quantidade de luz. Pronto amiga, aprendeu isso, já aprendeu 90%. Você vai fazer milagres com sua compacta e com o seu celular… Basta saber calcular o tempo de exposição e a quantidade de luz. Masssssss isso é uma arte, uma equação matemática…

Não se preocupe… vamos considerar como controlar cada coisa, desde o tempo à quantidade de exposição.
O poder de registrar ótimas imagens estará em suas mãos!

Sair da versão mobile