Ícone do site Pixel Pink

A febre dos livros para colorir!


Álbum de figurinhas, quebra-cabeça, Tamagochi (bichinho virtual)… e por aí vai… posso ter 26 anos, mas já vi ir e vir várias ‘coisas de criança‘ que os adultos usavam e curtiam…

Hoje em dia a coisa não mudou. Tem gente que ama, e tem gente que odeia, mas seja qual for a sua posição, você não pode ignorar que os livros de colorir para adultos existem e viralizaram geral!



Quando eu era criança, A-M-A-V-A pintar os Almanacões da Turma da Mônica, que vinha recheado de ilustrações. Minha mãe vivia me presenteando com livrinhos de R$1,99 para esse fim, e eu me distraía o dia todo! Aposto que muitos de vocês gostavam também… confessa vai.

Todavia, engana-se quem pensa que essa atividade é exclusiva para as crianças. Começou na Europa, e chegou aqui no Brasil… os livros de colorir para adultos somem das livrarias, e novas edições vivem sendo lançadas.

Até a Faber Castell está com o estoque de lápis de cor quase zerado, devido a essa mania.

Mas afinal, porque raios, eu, uma adulta mentalmente saudável (só que não), sem complexo de infantilidade vou querer colorir um livrinho modinha?

Bom, a proposta é ajudar a esquecer os problemas da rotina e aliviar o stress, enquanto você solta o ‘Monet’ de dentro de você, colorindo as mais complexas ilustrações. É não pensa que é desenho da Peppa ou de Smiley… As ilustrações são hiper detalhadas, e obriga o ‘pintor’ a se concentrar e ficar com a mente bem focada para não fazer feio!
Sabe que eu fui pesquisar na internet a eficácia dessa ‘terapia’, e achei o depoimento de uma terapeuta ocupacional chamada Ana Leite, autora do site Reab.me, e ela afirma que a proposta ‘anti-stress’ funciona.

” Além do lápis e do papel, uma tarefa simples: pintar, desenhar, colorir… uma tarefa queenvolve cores e não telas cheias de brilho – me perdoe a tecnologia, e que requer minutos de calma, de absoluto desligamento de outras questões ao redor de quem possui o lápis e o livro de colorir nas mãos. Acreditamos que essa “moda” trata-se muito mais de um resgate, de um conforto para um cérebro, afinal nossos neurônios também precisam da “calmaria” para se organizar e funcionar bem. Digamos que uma necessidade fisiológica se manifesta por meio do prazer em uma atividade “simples” como colorir. ” Link do artigo

Viram? Palavras de uma especialista! E de acordo com meus amigos que possuem esses livros, e relatos de vários blogueiros e blogueiras por aí, relaxa mesmo!

Eu AINDA não possuo nenhum livro (o queeeeeeeeee!), mas está nos meus planos adquirir, e logo que isso acontecer, aviso vocês e mostro o que meu ‘Picasso’ interior fez rsrsrs…

Abaixo segue o link de alguns sites que vi em uma matéria da Veja SP. Nesses sites você pode imprimir algumas ilustrações, no conforto de seu lar e soltar o artista de dentro de você!

Hello Kids (desconsidere o nome, porque clicando aqui, você vai ser direcionado para a parte de desenhos para adultos… Ilustrações bem complexas!)

Super Coloring (em inglês, mas a navegação é fácil. Dá uma olhada na sessão de Flores e vê quantas gravuras lindas para pintar)

The Color (em inglês, mas bem intuitivo. É ilustração que não acaba mais! Você pode imprimir e pintar sua ‘versão’ de quadros famosos, lugares famosos e muito mais!)

Achou pouco? Acesse o Pinterest (Amo!) e pesquise “Adult Coloring Pages” e seja feliz!!

Agora que você já tem as ilustrações, quer um pouco de inspiração?
Fiz uma seleção de imagens top que achei pela net. Confira!

Bom pessoal, é isso aí! Espero que tenham gostado do post.
Já comprou o seu livro? O que vocês pensam sobre essa nova mania? Comentem!!!

Sair da versão mobile