Ícone do site Pixel Pink

Dicas essenciais para escolher o modelo de cortina ideal

Conheça os principais tipos de cortinas e confira as dicas de como elas podem ser utilizadas em cada cômodo!

As cortinas fazem a diferença na decoração de qualquer ambiente, seja por sua funcionalidade ou apenas por sua beleza, não concordam? Com diversos modelos, tamanhos, cores e estilos, elas completam o conceito dos mais variados espaços, como salas, quartos e cozinhas.

Além de dar um toque especial à decoração, essas peças renovam o espaço e proporcionam privacidade e luminosidade na medida certa. É uma forma de dar um UP na sua casa sem gastar muito!

O tipo de tecido faz diferença. Para obter ambientes arejados, é recomendado o uso de transparências. Se a preferência for por algo suntuoso, a opção deve pelos mais encorpados.

? Como escolher a cortina perfeita?

Para uma boa escolha, é preciso ter em mente que cada cômodo tem necessidades diferentes.
Bora conferir ideias para vocês escolher cortinas para o quarto, sala e cozinha?

Cortinas para quarto

O quarto requer modelos de cortinas que possibilitem um maior controle de luminosidade. O emprego adequado da peça permite a entrada ou o bloqueio de luz, de acordo com a sua necessidade.

São indicados tecidos como: a sarja, o poliéster ou o linho, que também é conhecido como tecido rústico. Os mais leves também podem ser utilizados sem prejuízo, quando combinados com um forro de algodão ou um blackout. Eles ajudam a manter o ambiente protegido, sem perder a sutileza do tecido.

Cortinas para sala

A sala pede modelos mais leves, como os produzidos em voal ou seda, por exemplo. Eles ajudam a filtrar a luz natural sem obstruí-la.

✂O voal é um tecido leve e sofisticado.

Perfeito para oferecer privacidade e manter a casa arejada, ele bloqueia parcialmente a luminosidade e é adequado para períodos de altas temperaturas. Combina com linho, seda, shantung ou outro tipo de voal.

✂A seda, além de sua maciez e beleza, oferece boa sensação térmica, o que a leva a ser quente no inverno e fria no verão.Ela deve ser usada dobrada para garantir um caimento mais adequado.

✂O shantung é uma seda tecida à mão.Mais brilhoso, menos transparente e menos encorpado do que o voal, ele é adequado para área social da casa.

O segredo para escolher a cortina certa está em harmonizá-la com o sofá, o maior móvel da sala. Se ele tem cor forte, use tons claros. Caso ele seja neutro, aposte em opções coloridas.

O comprimento também merece atenção. Para um ambiente mais clássico, e até mesmo mais chique, o tecido deve arrastar no chão. São recomendados 2 cm a mais na altura. Contudo, tecido sobrando suja com mais facilidade, além de tomar espaço. Em função disso, é comum a opção de usá-las tocando levemente o piso.

As cortina curtas são menos usuais. São indicadas em situações em que há um móvel ou uma bancada embaixo, por exemplo. Podem ser utilizadas em quartos de bebê, onde os trocadores ficam logo abaixo da janela.

Cortinas para cozinha

A cozinha requer praticidade. Por isso, as peças presas por varões são ótimas opções, já que são facilmente retiradas para limpeza.

As cores e estampas podem ser combinadas com os demais elementos do cômodo.

Um modelo de cortina adequado e bem utilizado auxilia na composição de espaços funcionais, elegantes e aconchegantes. Deixe sua casa ainda mais bonita caprichando na decoração com cortinas.

Qual modelo você mais gostou?

??Beijinhos… Au revoir!

Sair da versão mobile