Ícone do site Pixel Pink

Como contratar um bom pintor? | Dicas de Reforma

contratar um bom pintor

Especialista em tintas imobiliárias ensina como avaliar o orçamento e contratar um bom pintor

De acordo com técnico da Futura Tintas, a escolha dos produtos e a indicação da quantidade de tinta são formas de prever a qualidade do serviço que será entregue

A pintura das paredes é uma das etapas mais importantes da construção ou reforma de uma casa e exige a contratação de um profissional capaz de realizar o trabalho com total dedicação e capricho. Mas como avaliar se o orçamento feito por um pintor está de acordo com a qualidade do serviço que será entregue?

Felipe Comelatto, educador técnico da Futura Tintas, dá dicas de como contratar um bom pintor

Para analisar se o orçamento do pintor é justo, o primeiro passo é verificar o estado da superfície das paredes. “Ele está ligado diretamente ao tempo de trabalho e, consequentemente, ao valor que será cobrado, pois, quanto mais patologias, como mofo e fissuras, maior será o trabalho para solucioná-las”, explica Felipe Comelatto, educador técnico da Futura Tintas, indústria nacional de tintas imobiliárias que tem investido na qualificação de pintores com a Universidade Futura do Pintor, um programa social de educação inovador que promove cursos de capacitação à pintores imobiliários, formando profissionais éticos e qualificados para atender as atuais demandas do mercado.

Pintores imobiliários costumam cobrar a diária de trabalho, que varia entre R$80 e R$300, dependendo da carga horária, dificuldade e região do país, mas alguns cobram por m² ou empreitada. “O método usado para cobrar o serviço depende de cada profissional. Na Universidade Futura do Pintor, aplicamos a cobrança por diárias, usando m² apenas para o planejamento de tempo e quantidade de material”, incrementa Comelatto.

O método usado para cobrar o serviço depende de cada profissional

Outro fator importante é a indicação de produtos feita pelo profissional, que pode exigir um tipo de tinta, rolos ou outras ferramentas. Segundo o especialista, é importante pesquisar se os produtos exigidos são aprovados pelo Programa Setorial de Qualidade, selo da ABRAFATI – Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas.

“No curso de qualificação, formamos pintores que trabalham com eficácia, qualidade e transparência. Um bom caminho para precaver práticas irregulares é contratar profissionais de confiança e com boas recomendações”, alerta.

É possível contratar um bom pintor avaliando os produtos indicados por ele

No entanto, dependendo da qualidade da tinta, o profissional tem o direito de aumentar o valor cobrado. “Existem produtos que precisam de quantidades maiores de demão da tinta, exigindo mais tempo de trabalho”, confirma Comelatto, que estabelece uma média de 1 litro de tinta econômica para um espaço mínimo de 4m² de parede. A indicação também é estipulada pela ABRAFATI.

O técnico acrescenta que no primeiro contato com o pintor já é possível o avaliar. “A confiança no profissional pode ser adquirida na forma como ele detalha o trabalho em sua primeira visita ao local da pintura e em sua apresentação pessoal e profissional”, explica.

Antes de contratar um bom pintor, analise a sua proposta de serviço

“Também é bacana analisar sua proposta de serviço. Uma carta de apresentação; uma folha com a descrição de todo o serviço, incluindo o nome dos ambientes, as cores e o m²; uma folha com o orçamento, que é composto pelo preço, o prazo da entrega e a forma de pagamento; uma lista de materiais bem descrita. Todos esses pontos dão dicas da qualidade do pintor”, conclui.

Encontre profissionais da pintura imobiliária certificados pela Universidade Futura do Pintor em: https://www.unipintor.com.br

Beijinhos… Au revoir!

Sair da versão mobile