Ícone do site Pixel Pink

Silicone estraga os cabelos?

Se você me acompanha nas redes sociais e se viu meu último vídeo, sabe que estive na última Beauty Fair e conferi as novidades do universo da beleza.

Em diversos stands, quando me apresentavam principalmente os finalizadores de cabelo, as pessoas deixavam claro que não havia silicone na fórmula. Aí eu pensava, mas gente? desde quando silicone virou coisa ruim? Daí veio a ideia deste post… vamos lá saber tudo sobre o silicone?

Assisti há algum tempo uma palestra da empresa Momentive, que produz silicones para empresas, como matéria prima sabe? Antes que você diga que esse post é pra puxar o saco da Momentive, eu já vou esclarecendo que não é nada disso. Como consumidores finais, nem temos como comprar nada deles… Apenas me forneceram informações sobre o silicone, de onde vem e pra que é usado.

Então vamos começar ‘pelo começo’ aprendendo sobre a origem do silicone.

Aposto que você não sabia que o silicone vem da areia… Pois sim, ele é composto em grande parte de silício, que é encontrado na areia e no quartzo. Depois do oxigênio, o silício é o elemento mais encontrado no nosso planeta.

Quando se combina o silício com oxígênio, carbono e hidrogênio, temos como resultado o silicone.

Por que precisamos do silicone? Onde é usado?

Vários tipos de silicone são usados em óleos e lubrificantes, bem como na borracha de silicone. Ele é encontrado em diversos produtos dentro da nossa casa, como ceras para polimento, loções de bronzeamento e hidratantes, desodorantes, sabonetes, alimentos processados, revestimentos à prova d’água e chicletes. São também impermeabilizantes, lubrificantes e na medicina são empregados como material básico de próteses. Atualmente estima-se que os silicones são utilizados em mais de 5.000 produtos.

Trazendo para o universo da beleza, o silicone é usado em maquiagens, leave-in e fórmulas enxaguáveis, e claro, os conhecidos shampoos e condicionadores. Vou destacar o uso dos silicones somente nos cabelos, afinal, esse é meu foco neste post…

Depois do oxigênio, o silício é o elemento mais encontrado no nosso planeta.

Existem vários tipos de silicones, cada um com a sua função. Ajudam a reduzir o tempo de secagem após a aplicação dos produtos, melhoram a textura e aspecto dos produtos, entre outras coisas. No caso dos cabelos, ajudam a dar textura luxuosa, sedosidade, retenção de cor, brilho, proteção térmica e muito mais…

Já que o silicone trás tanta coisa legal para os cabelos, por que ele está sendo ‘demonizado’ pelas pessoas? A resposta é muito simples: Por nossa culpa!

O silicone entrou na nossa vida, na maioria dos casos, através dos reparadores de pontas, lembram? Ele tem essa fama, mas saibam que o silicone não repara nada, ele protege.
Imagine uma capinha revestindo o fio… então, é isso que os ‘reparadores’ de ponta, vulgo silicones fazem…

Mas Paloma, o silicone pode ser difícil de ser removido dos cabelos, e aí?

Bom… É verdade que o silicone na sua forma ‘in-natura’ não é solúvel em água, assim como o óleo não se mistura com a água, lembra? Então, é a mesma coisa.

Apenas os silicones modificados quimicamente, mais modernos, que tem essa capacidade de se dissolver nas lavagens, como o Silsoft AX-E PMF, que é inclusive fabricado pela Momentive.

Mas pensa bem, o que você menos quer perder nos seus cabelos? Não é a água? Quantos produtos selantes existem aí que prometem isso? Outro dado é que os fios saudáveis tem grande concentração de água… aliás, a gente não deve perder essa água para manter os fios saudáveis.

Outro ponto é que a concentração de silicone contida nos produtos não é suficiente para vedar 100% dos fios… A concentração é mínima.

Ainda sobre os resíduos que o silicone pode deixar nos seus cabelos, vamos raciocinar… Amiga, o silicone, em grande parte, pode não ser solúvel em água… Mas você usa somente água para lavar os cabelos? Nãããão… usamos shampoos, que possuem detergentes (com exceção do no-poo), que são suficientes para limpar o fio de qualquer resquício.

Mas e os silicones mais fortes? Estão cada vez menos comuns no mercado. Aliás as empresas sacaram a nossa preocupação e estão diminuindo os produtos com esses silicones mais complicadinhos de serem eliminados.

É claro que você pode escolher passar o que quiser nos seus cabelos… Mas às vezes certos boatos são espalhados e não há fundamento. Avalie se seu cabelo precisa dos famosos silicones/ finalizadores, veja a composição dos produtos que você já usa, enfim, informem-se garotas.

Espero poder ter dividido um pouquinho com vocês o conhecimento adquirido e nunca se esqueçam de avaliar os boatos, o fundo de verdade em cada coisa.

Além da palestra mara que vi da Momentive, este site tem explicações incríveis sobre este e outros mitos.

Mas eu quero saber de você, usa o silicone? Ama ou odeia?

?? Beijinhos… Au revoir!

Sair da versão mobile