Organização da rotina em 10 passos

Organização da rotina em 10 passos

Rotina corrida, tarefas intermináveis e tempo reduzido… Isso tudo parece resumir os nossos dias, né não? Por isso que a organização da rotina é extremamente importante atualmente.

Organização da rotina em 10 passos

Créditos da Imagem: paperview.com.br

Mas por onde começar? O que posso fazer para não só ter uma rotina organizada mas também para que essa organização seja eficaz? Isso é o que o post de hoje vai tratar.

Passo 1 – Encontre seu próprio sistema (método)

Cada pessoa funciona de um jeitinho e o que pode ser legal para você pode não funcionar pra mim. Embora hoje os dias nos sobrecarreguem, eles também nos trouxeram muitas opções e métodos para nos mantermos organizados.
Teste aplicativos e ferramentas que mais se adequarão a sua rotina. Não existe a melhor ou a mais certa, existe a que você mais se identificou!

Organização da rotina em 10 passos

Créditos da Imagem: paperview.com.br

Passo 2 – Durma bem e tenha tempo para respirar

Se você quer ser uma pessoa produtiva, precisa dormir bem. Isso não quer dizer que você precisa dormir até 10:00 todos os dias. O que importa é qualidade e não quantidade.

Além de um bom sono, é essencial saber reconhecer o momento de dar uma pausa em meio às tarefas. Não se desespere ao ficar lembrando tudo o que você tem para fazer. Respire fundo, devagar e procure se acalmar. Lembre-se de que você não consegue fazer tudo ao mesmo tempo!

Passo 3 – Na noite anterior tente listar o que você tem de fazer

Organização da rotina em 10 passos

Créditos da Imagem: See Jane Work

Você pode fazer isso uns minutinhos antes de dormir, por exemplo fazendo um check-list no celular ou colocando essa listinha em sua agenda. Mas não caia na armadilha da ansiedade! Liste apenas as coisas que você REALMENTE precisa fazer.
Não seja rígido consigo mesmo e também faça uma lista do que você CONSEGUIU realizar no dia que está finalizando. Concentre-se no seu sucesso, você foi vitorioso hoje!

Passo 4 – Procrastinação? Sai fora!

A organização da rotina nunca será possível se temos o hábito de ficar adiando nossas tarefas. Se a tarefa é muito chata ou muito boba, não quer dizer que pode ficar pra outra hora. Muitas vezes ela tem que ser feita e pronto! Outra coisa que você pode (e deve!) fazer é analisar as suas prioridades. Como assim? Bom, quando você tem prioridades bem definidas em sua vida entende o sentido das tarefas. Muitas vezes estamos fazendo coisas desnecessárias e nada condizentes com o nosso estilo de vida. Fique ligado!

Passo 5 – Descubra o seu pico de energia

Cada pessoa tem momentos do dia que tem mais disposição e concentração. Muitas pessoas elegem o período da manhã, alegando que estão com a mente fresca. Use esse momento onde você está com tudo para fazer as tarefas mais chatas e se livre delas.

Passo 6 – Você não é um polvo!

Lembre-se disso. Em nossa sociedade atual há o conceito de que a pessoa mais produtiva é aquela que consegue ser multitarefas. Claro, a sociedade quer sugar nossas energias e por isso eles disseminam essa ideia. Amiga, não cai nessa não… Você vai acabar procrastinando tarefas, ficar com sentimento de culpa e sentindo-se um fracasso… Acredite, pois eu digo por experiência própria. Você só pode fazer uma coisa por vez… A não ser que você queira passar roupas e ouvir uma música… Mas perceba que alguma dessas tarefas ficará comprometida. Você corre o risco de queimar as roupas e de nem lembrar a letra das músicas que você ouviu.

Organização da rotina em 10 passos

Créditos da Imagem: Mônica Crema

Quer ser produtivo e eficaz na organização da rotina? Faça uma coisa por vez!

Passo 7 – Delegue e aprenda a dizer não!

O dia tem apenas 24 horas (ou será que menos rs?) e por isso você não vai conseguir realizar todas as tarefas sempre. O que fazer? Delegue para outras pessoas e liberte-se do pensamento de que se você não fizer, não será bem feito. De oportunidade para as pessoas ok? Eu sei que é difícil…
Outra coisa que precisamos aprender é dizer não. Ajudar as pessoas é bom, porém muitas vezes nos comprometemos a fazer mais do que conseguimos. Infelizmente às vezes temos que dizer mais ‘nãos’ do que ‘sim’.

Organização da rotina em 10 passos

Créditos da Imagem: @coisasboasacontecem

Passo 8 – É bom em algo? Concentre-se nisso! Caso contrário, peça ajuda e procure aprender.

Passo 9 – Não esqueça de fazer coisas boas da vida.

Organização da rotina em 10 passos

Créditos da Imagem: Pinterest

Com tantas tarefas, pode ser que esqueçamos de descansar. Faça aquela maratona de séries que você está querendo, assista a um bom filme e coma bem. A mente relaxa e se recupera nesses momentos.

Organização da rotina em 10 passos

Créditos da Imagem: Pinterest

Passo 10 – Não desista e continue!

Se os seus planos para organização da rotina forem pro buraco, resista à tentação de jogar tudo para o alto.
Mantenha o foco e lembre-se de que sempre podemos recomeçar!

A Foroni tem mais de 90 anos de experiência quando o assunto é ferramentas de organização! Este ano eles estão com lançamentos para todos os gostos que vão te auxiliar na hora de listar suas tarefas.

Eu já estou com a minha agenda Foroni prontinha para iniciar 2017 com tudo, cheia de planos e projetos!

Garanta a sua agenda Foroni também!

Curtiu as dicas? Quais os métodos de organização da rotina que você usa?

Assinatura Paloma Lanzoni

1 I like it
0 I don't like it

17 Comments

  1. Mulher como vc escreve bem. Dicas valiosissimas.

  2. Adorei, Paloma. Um bom tempo atrás eu tirei alguns dias (SIM, dias) para me organizar, encontrar um sistema que funcionasse, pois estava perdendo muito tempo sendo desorganizada e tendo preguiça de fazer as coisas. Meu namorado falou que eu estava perdendo tempo era com a tentativa de me organizar, mas, depois de meses e bons resultados, eu vi a importância disso tudo. Seu post está ótimo. Cada uma dessas coisinhas acaba sendo fundamental para que nossas mudanças de hábitos sejam duradouras.

  3. Adorei as inspirações, eu sou meio que um desastre quando o assunto é organização pessoal. No meu trabalho sou bem centrada quanto isso.. Obrigada pelas dicas Pam!

  4. Adorei as dicas, eu sou daquelas que preciso anotar tudo, ainda mais ultimamente que a memória não anda lá muito boa.. amei as agendas, sou louca por itens de papelaria hehe =)

  5. melhores dicas! somos seres humanos, nao temos como ficar 24hrs ativos, certo? respirar, descansar é extremamente necessario para poder produzir!

  6. Eu anoto tudo o que tenho que fazer e esse método dá super certo pra mim pq consigo visualizar todas as tarefas do dia e assim organizar meus horários :)

  7. Ótimo post , eu estou tentando ser mais organizada , e as dicas me ajudaram bastante , principalmente a dica de picos de energia ! bjuss

  8. Eu já comprei minha agenda para o ano que vem. Sou super ligada em organização de rotina, simplesmente adoro. Obrigada pelas dicas um beijão!!!

  9. Que post fofinho. Muito boas as dicas, com certeza é bem dificil se manter organizada, eu sou dessas que começa mil coisas ao mesmo tempo e se não me organizo, acabo me perdendo rs

  10. Minha agenda de 2017 não é Foroni, mas é pink. Tb adoro anotar os compromissos pra fazer no dia.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky
    YT - Meu Canal

  11. Que post mais fofo e útil. Eu preciso me organizar mas peco no quesito dormir bem, ultimamente a vida está uma loucura por aqui, mas que eu consiga.

  12. Adorei Paloma!
    Ótima lista mesmo, também acho que organização é tudo, e começar a fazer é o mais importante!
    Puxa acho super difícil também delegar e falar não! Preciso aprender!!!
    bjs
    Patty Lye
    www.PattyLye.com.br

  13. Que beleza vou aderir estes pontos!! Precisooo

  14. Excelente post. As dicas são ótimas e sempre bem vindas. Amei.

  15. Amei o post, organização pra mim é tudo! E suas agendas são lindas. Beijinhos...

  16. Gostei.
    Por mais que alguns não sejam fãs da rotina, ela é o segredo para o sucesso de tudo que planejamos.
    E é sempre bom ter uma leque de opções pra começar a organizar uma rotina.
    Eu costumo pensar que rotina é organização. E sem ela ficamos muito a deriva.
    Gostei demais de você ter colocado que na rotina devemos fazer também coisas que gostamos e descontrair. Isso é importante, paraantermos o equilíbrio em tudo na nossa vida.
    E como sempre você arrasa!

    Beijos!!

Deixe uma resposta