Como contratar um bom pintor? | Dicas de Reforma

contratar um bom pintor
Pixabay/ tookapic

Especialista em tintas imobiliárias ensina como avaliar o orçamento e contratar um bom pintor

De acordo com técnico da Futura Tintas, a escolha dos produtos e a indicação da quantidade de tinta são formas de prever a qualidade do serviço que será entregue

A pintura das paredes é uma das etapas mais importantes da construção ou reforma de uma casa e exige a contratação de um profissional capaz de realizar o trabalho com total dedicação e capricho. Mas como avaliar se o orçamento feito por um pintor está de acordo com a qualidade do serviço que será entregue?

contratar um bom pintor

Felipe Comelatto, educador técnico da Futura Tintas, dá dicas de como contratar um bom pintor

Para analisar se o orçamento do pintor é justo, o primeiro passo é verificar o estado da superfície das paredes. “Ele está ligado diretamente ao tempo de trabalho e, consequentemente, ao valor que será cobrado, pois, quanto mais patologias, como mofo e fissuras, maior será o trabalho para solucioná-las”, explica Felipe Comelatto, educador técnico da Futura Tintas, indústria nacional de tintas imobiliárias que tem investido na qualificação de pintores com a Universidade Futura do Pintor, um programa social de educação inovador que promove cursos de capacitação à pintores imobiliários, formando profissionais éticos e qualificados para atender as atuais demandas do mercado.

contratar um bom pintor

Pintores imobiliários costumam cobrar a diária de trabalho, que varia entre R$80 e R$300, dependendo da carga horária, dificuldade e região do país, mas alguns cobram por m² ou empreitada. “O método usado para cobrar o serviço depende de cada profissional. Na Universidade Futura do Pintor, aplicamos a cobrança por diárias, usando m² apenas para o planejamento de tempo e quantidade de material”, incrementa Comelatto.

O método usado para cobrar o serviço depende de cada profissional

Outro fator importante é a indicação de produtos feita pelo profissional, que pode exigir um tipo de tinta, rolos ou outras ferramentas. Segundo o especialista, é importante pesquisar se os produtos exigidos são aprovados pelo Programa Setorial de Qualidade, selo da ABRAFATI – Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas.

contratar um bom pintor

“No curso de qualificação, formamos pintores que trabalham com eficácia, qualidade e transparência. Um bom caminho para precaver práticas irregulares é contratar profissionais de confiança e com boas recomendações”, alerta.

É possível contratar um bom pintor avaliando os produtos indicados por ele

No entanto, dependendo da qualidade da tinta, o profissional tem o direito de aumentar o valor cobrado. “Existem produtos que precisam de quantidades maiores de demão da tinta, exigindo mais tempo de trabalho”, confirma Comelatto, que estabelece uma média de 1 litro de tinta econômica para um espaço mínimo de 4m² de parede. A indicação também é estipulada pela ABRAFATI.

O técnico acrescenta que no primeiro contato com o pintor já é possível o avaliar. “A confiança no profissional pode ser adquirida na forma como ele detalha o trabalho em sua primeira visita ao local da pintura e em sua apresentação pessoal e profissional”, explica.

contratar um bom pintor

Antes de contratar um bom pintor, analise a sua proposta de serviço

“Também é bacana analisar sua proposta de serviço. Uma carta de apresentação; uma folha com a descrição de todo o serviço, incluindo o nome dos ambientes, as cores e o m²; uma folha com o orçamento, que é composto pelo preço, o prazo da entrega e a forma de pagamento; uma lista de materiais bem descrita. Todos esses pontos dão dicas da qualidade do pintor”, conclui.

Encontre profissionais da pintura imobiliária certificados pela Universidade Futura do Pintor em: https://www.unipintor.com.br

Beijinhos… Au revoir!

Paloma Lanzoni

0 I like it
0 I don't like it

13 Comments

  1. Adorei o post!! Estou alugando um ape e cogitando pintar uma das paredes da sala..e obviamente não tinha ideia disso, pq em casa eu mesma pintava o meu quarto, mas agora não está rolando tempo! ♥

  2. Adorei sua dica , ė importante de informação mesmo...
    Bjo

  3. ótima dica!

    Realmente precisamos dessas informações para escolher certo!

    bjs

  4. Aqui em casa, graças a Deus, meu pai faz tudo, então não temos que nos preocupar. Mas são ótimas dicas para quem precisa, às vezes a gente fica perdido não sabemos nem para onde correr.

  5. Recentemente precisei de pintor , infelizmente eu deveria ter lido essas suas dicas preciosíssima antes! Está difícil achar pintores com qualidades assim por aqui! Salvando essas dicas! Obrigada por compartilhar!

  6. Nossa que dicas ótimas, sempre bom dicas para gastar menos e ter menos prejuízo, pq pintor e pedreiro sempre dão trabalho né

  7. Achei a dica bem interessante, aqui em casa nunca contratamos um pintor, eu que sou a pintora rsrs, se tem algo que eu adoro é pintar, então em toda e qualquer reforma eu sou a pintora ...
    Não fazia ideia de como eles cobravam, gostei desse conhecimento?!
    Bjs (•‿•)

  8. Adorei o post, super interessante e importante!
    Com certeza quando precisar de um pintor vou seguir as suas dicas!
    Beijos

  9. Nossa achar um bom pintor é sempre uma tortura.
    Amei suas dicas, com certeza agora ficará mais fácil.
    Bjs
    www.jaquelinefernandes.com.br

  10. oi!!
    Essas dicas são excelentes :D para quem esta pensando em reformar a casa. Meu pai era pedreiro e aprendi muita coisa com ele. Hoje em dia quem faz as pintura das paredes sou eu :)
    bjo

  11. Adorei essas dicas super importantes no seu post. Acho muito importante a capacitação de qualquer profissional, seja para qualquer área. Mas existem alguns profissionais na área de pinturas e afins, que já atuam a bastante tempo e possuem uma vasta experiência, e boa parte cobram por diárias,e eu acredito que se for de sua confiança valerá muito mais a pena o serviço cobrado por diária.
    Bjs

  12. oola flor eu acho que um bom pintor é uma parte muito importante quando voce esta reformando seu lar entao a escolha tem que ser bem certa para nao haver arrependimento depois seu post me ajudou muito

Deixe uma resposta