Silicone estraga os cabelos?

Silicone

Se você me acompanha nas redes sociais e se viu meu último vídeo, sabe que estive na última Beauty Fair e conferi as novidades do universo da beleza.

Em diversos stands, quando me apresentavam principalmente os finalizadores de cabelo, as pessoas deixavam claro que não havia silicone na fórmula. Aí eu pensava, mas gente? desde quando silicone virou coisa ruim? Daí veio a ideia deste post… vamos lá saber tudo sobre o silicone?

Silicone Momentive

Assisti há algum tempo uma palestra da empresa Momentive, que produz silicones para empresas, como matéria prima sabe? Antes que você diga que esse post é pra puxar o saco da Momentive, eu já vou esclarecendo que não é nada disso. Como consumidores finais, nem temos como comprar nada deles… Apenas me forneceram informações sobre o silicone, de onde vem e pra que é usado.

Então vamos começar ‘pelo começo’ aprendendo sobre a origem do silicone.

Aposto que você não sabia que o silicone vem da areia… Pois sim, ele é composto em grande parte de silício, que é encontrado na areia e no quartzo. Depois do oxigênio, o silício é o elemento mais encontrado no nosso planeta.

Silicone Momentive

Quando se combina o silício com oxígênio, carbono e hidrogênio, temos como resultado o silicone.

Por que precisamos do silicone? Onde é usado?

Vários tipos de silicone são usados em óleos e lubrificantes, bem como na borracha de silicone. Ele é encontrado em diversos produtos dentro da nossa casa, como ceras para polimento, loções de bronzeamento e hidratantes, desodorantes, sabonetes, alimentos processados, revestimentos à prova d’água e chicletes. São também impermeabilizantes, lubrificantes e na medicina são empregados como material básico de próteses. Atualmente estima-se que os silicones são utilizados em mais de 5.000 produtos.

Trazendo para o universo da beleza, o silicone é usado em maquiagens, leave-in e fórmulas enxaguáveis, e claro, os conhecidos shampoos e condicionadores. Vou destacar o uso dos silicones somente nos cabelos, afinal, esse é meu foco neste post…

Silicone Momentive

Depois do oxigênio, o silício é o elemento mais encontrado no nosso planeta.

Existem vários tipos de silicones, cada um com a sua função. Ajudam a reduzir o tempo de secagem após a aplicação dos produtos, melhoram a textura e aspecto dos produtos, entre outras coisas. No caso dos cabelos, ajudam a dar textura luxuosa, sedosidade, retenção de cor, brilho, proteção térmica e muito mais…

Já que o silicone trás tanta coisa legal para os cabelos, por que ele está sendo ‘demonizado’ pelas pessoas? A resposta é muito simples: Por nossa culpa!

O silicone entrou na nossa vida, na maioria dos casos, através dos reparadores de pontas, lembram? Ele tem essa fama, mas saibam que o silicone não repara nada, ele protege.
Imagine uma capinha revestindo o fio… então, é isso que os ‘reparadores’ de ponta, vulgo silicones fazem…

Silicone Momentive

Mas Paloma, o silicone pode ser difícil de ser removido dos cabelos, e aí?

Bom… É verdade que o silicone na sua forma ‘in-natura’ não é solúvel em água, assim como o óleo não se mistura com a água, lembra? Então, é a mesma coisa.

Silicone

Apenas os silicones modificados quimicamente, mais modernos, que tem essa capacidade de se dissolver nas lavagens, como o Silsoft AX-E PMF, que é inclusive fabricado pela Momentive.

Mas pensa bem, o que você menos quer perder nos seus cabelos? Não é a água? Quantos produtos selantes existem aí que prometem isso? Outro dado é que os fios saudáveis tem grande concentração de água… aliás, a gente não deve perder essa água para manter os fios saudáveis.

Outro ponto é que a concentração de silicone contida nos produtos não é suficiente para vedar 100% dos fios… A concentração é mínima.

Ainda sobre os resíduos que o silicone pode deixar nos seus cabelos, vamos raciocinar… Amiga, o silicone, em grande parte, pode não ser solúvel em água… Mas você usa somente água para lavar os cabelos? Nãããão… usamos shampoos, que possuem detergentes (com exceção do no-poo), que são suficientes para limpar o fio de qualquer resquício.

Silicone Momentive

Mas e os silicones mais fortes? Estão cada vez menos comuns no mercado. Aliás as empresas sacaram a nossa preocupação e estão diminuindo os produtos com esses silicones mais complicadinhos de serem eliminados.

É claro que você pode escolher passar o que quiser nos seus cabelos… Mas às vezes certos boatos são espalhados e não há fundamento. Avalie se seu cabelo precisa dos famosos silicones/ finalizadores, veja a composição dos produtos que você já usa, enfim, informem-se garotas.

Silicone

Espero poder ter dividido um pouquinho com vocês o conhecimento adquirido e nunca se esqueçam de avaliar os boatos, o fundo de verdade em cada coisa.

Além da palestra mara que vi da Momentive, este site tem explicações incríveis sobre este e outros mitos.

Mas eu quero saber de você, usa o silicone? Ama ou odeia?

😍😘 Beijinhos… Au revoir!

Paloma Lanzoni

0 I like it
0 I don't like it

11 Comments

  1. Gostei muito do seu post Paloma, foi bem esclarecedor sobre o silicone.
    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

  2. Oi, nossa esse post bem interessante mesmo.. parabéns linda.. é verdade que eu uso de óleo de cabelo sim.. ajuda bastante mesmo.. comprei um óleo a marca quem disse, Berenice? Sou apaixonada por ele.. kkk
    Bjo

  3. Uau seu post ficou bem completo, parabéns, agora sobre o assunto eu não vejo nenhum problema em passar produtos a contenham silicone nos cabelos, comigo sempre deu super certo, eu até prefiro.

  4. Nossa adorei o post, muita coisa não sabia, eu sempre gostei dos olinhos nos cabelos

  5. gente, falando serio, eu seguia umas coisas q muitas blogueiras falavam q nao podia e meu cabelo tava ficando o coco... uma dekas é o tal silicone!! agora não sigo mais!! e meu cabelo amaaaaaa!! amei teu post!

  6. Oi, tudo bem?
    Seu post é bem interessante, mas eu não sou de usar muita química no cabelo, apenas para pintar uma vez a cada seis meses praticamente.
    Beijos

  7. Eu não tenho problema em usar silicone. Como você disse o shampoo é suficiente para eliminar qualquer resquício do silicone. Muito bom o post, temos que pesquisar sempre para ter certeza se algo é realmente ruim ou não.

  8. Eu uso o óleo de silicone gosto muito do resultado que vejo, quando está super ressecado principalmente nas pontas quebradiços super recomendo. Sou adepta do Shampoo sem sal e condicionador também principalmente os transparente que tem menor Índice de nos deixar com caspa. Infelizmente a Química e muito a mídia acaba contaminando nossos fios, nem tudo que é modinha é bom para nossos cabelos
    Beijo,
    http://keilyces.blogspot.com.br/

  9. Oie tudo bem?
    Eu uso o silicone e gosto do resultado, uso de varias marcas sempre estou variando.
    Sucesso, beijos

  10. Uau que post máximo! Adorei. Então, primeiramente vamos lá, no que você disse eu super concordo que shampoos sem sulfatos deixa o cabelo mais bonito, trata mais, portanto algumas pessoas relatam que o shampoo sem sulfatos não deixa o cabelo 100% limpo, mas pelo menos pelas minhas experiências eu achei que o shampoo sem sulfato limpa tão bem quanto os outros, até porque esse tipo de shampoo também tem poder detergente, mas utilizando um outro produto químico diferente do sulfato. :)

  11. Eu uso o oléo de Argan da Inoar (é um silicone) e protege super meu cabelo. Salva mesmo. E estou comentando aqui só para dizer que concordo super com tudo que falou. Sobre o silicone e muitas outras coisas mais...acho que tudo hoje há um pouco de marketing para vender. Por exemplo, eu concordo que shampoos sem sulfatos (oleos minerais) etc, etc, etc deixa o cabelo mais bonito, trata mais. Sei disso porque já usei e uso dos dois tipos. Mas aí dizer que faz milagre, ou que a marca "tal" de mercado/farmácia vai estragar seu cabelo, pra mim isso é balela!!! Antes de todos os no e low poos existirem nós, nossas amigas, inimigas, mães, tia, avós etc lavavam o cabelinho com esses produtos. E eram cabelos maravilhosos. O QUE ESTRAGA É QUÍMICA PESADA E CABELOS MAL TRATADOS.

    Beijos Pah,
    como sempre tudo lindo por aqui.

Deixe uma resposta