Os primeiros cuidados com a pele | Quando começar?

Os primeiros cuidados com a pele
Travis Seera

É difícil dizer a idade certa para começar a cuidar da pele. Os cuidados com ela começam com a higiene, que por sua vez, acontecem assim que nascemos.

Os cuidados com a pele começam com a higiene

Os primeiros cuidados com a pele

Em relação aos tratamentos estéticos e técnicas de beleza, os jovens em idade de crescimento costumam procurar os consultórios ainda muito novos devido aos problemas, principalmente, com a acne.

As primeiras alterações na pele são chamadas de lesões elementares da acne como os comedões (famosos cravos), pequenas pápulas (que são lesões chamadas pelos adolescentes de “bolinhas”) e pústulas (espinhas abertas e ativas), espinhas fechadas (nódulos), são elas que fazem cada vez mais os jovens buscarem tratamento.

Os primeiros cuidados com a pele

A esteticista Maria de Fátima Lima Pereira conta que orienta os jovens a não “cutucarem” a pele, para não desencadearem lesões ou possíveis contaminações, além das cicatrizes.

“Os mais novos também devem passar pela adequada higiene e uso pontual de produtos sob indicação, além de procurar um especialista experiente para determinar o êxito do tratamento. É importante destacar que a prescrição dermatológica é de extrema relevância nos casos de acne ativa e inflamatória, assim como a complementação dos cuidados com a pele por um profissional de estética habilitado”, afirma a profissional.

A prevenção é fundamental e para isso é preciso cuidar da higiene.

É importante lembrar nesses casos que, na maior parte deles, a acne terminará.

Para peles mais maduras, a esteticista reforça que os cuidados devem ser constantes e diários, para que o efeito cumulativo dos produtos cosméticos ou de prescrição dermatológica atinjam os resultados desejados.

As principais recomendações para o cuidado com a pele são: demaquilagem, higienização, esfoliação – uma ou no máximo duas vezes na semana, tonificação, aplicação do hidratante adequado e filtro solar.

Os primeiros cuidados com a peleNão esqueça de remover a maquiagem!

Para peles secas, Fátima sugere a utilização de esfoliantes suaves, e em peles mistas e/ou oleosas, o uso do esfoliante duas vezes na semana. É recomendável ainda o descanso, já que uma boa noite de sono repõe as energias e previne o envelhecimento, bem como uma alimentação balanceada.

Uma boa noite de sono repõe as energias e previne o envelhecimento

Os primeiros cuidados com a pele

O uso dos cremes anti-idade é recomendado para pessoas a partir dos 25 anos, porém, se a pele sofreu foto danos (muita exposição solar), ou foi malcuidada, a esteticista recomenda antecipar o seu uso, mas para isso é necessária uma orientação quanto à forma cosmética mais adequada, porque o uso indevido pode ser desencadeador de acne.

Para quem está começando agora a tratar da pele, é importante lembrar que existem muitas diferenças entre peles secas e oleosas.

Os primeiros cuidados com a pele

Maria de Fátima conta que quem possui pele seca deve utilizar produtos para tentar repor a umidade que as glândulas sebáceas e sudoríparas não produzem, e por este motivo elas combinam mais com produtos em forma de creme, gel creme e emulsão cremosa.
Do outro lado temos as peles oleosas que necessitam de um controle maior da produção de oleosidade, portanto o uso de géis, sérum, loções oil free são os mais indicados.

Maria de Fátima Lima Pereira – Esteticista

Pertencente à 4ª geração de profissionais envolvidos com a área de beleza, Maria de Fátima Lima Pereira vive no mundo da estética desde o berço. Formada em Educação Física, Pedagogia e Estética, Fátima atua na área há mais de 35 anos e atualmente trabalha em sua empresa Maria de Fátima Lima Pereira – Estética & Cosmetologia, que abrange os atendimentos que realiza em sua clínica, a coordenação de equipes de profissionais multidisciplinares, capacitação e consultoria, treinamentos e desenvolvimentos de produtos e equipamentos no Brasil e no exterior.

Além disso, ministra aulas de estética para a graduação e pós-graduação na Universidade Anhembi Morumbi. Maria de Fátima prioriza a excelência no atendimento e foca no bem-estar e no estar bem do paciente. Todo seu conhecimento técnico e anos de experiência, resultaram na coleção literária de sua autoria “Série Curso de Estética”. Ainda falando de suas criações, é importante destacar a técnica de massagem com origem espanhola que desenvolveu, a Miototerapia, que promove a remodelação facial – fortalece os músculos e alivia a tensão do rosto e pescoço a fim de minimizar linhas de expressão e redefinir contornos.

Eu ameiiii as dicas, e vocês?

Para maiores informações, sigam a esteticista nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/esteticamfatimalimapereira/?fref=ts
Instagram: mfatimalimapereira
Consultório: Rua Coronel Artur de Paula Ferreira, 59 | Conjunto 31 | Indianópolis.

Beijinhos… Au revoir!

Paloma Lanzoni

0 I like it
0 I don't like it

9 Comments

  1. Confesso que ainda não peguei o habito de cuidar muito da pele! Passo protetor porque acho essencial, mas queria muito me acostumar, sabe? Sem esquecer rs

  2. Eu amei as dicas! Confesso que estou começando a cuidar da pele só agora, um pouco tarde, pois tinha um pouco de preguiça (ainda tenho kkk), mas não ligava muito. Hoje em dia eu sei a importância que tem. Bj

  3. Essas dicas são ótimas. Realmente muito importante se cuidar.
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

  4. Dicas mais que importantes e essenciais
    cuidar da pele é muito bom, a gente se sente mais leve
    bjs

  5. Toda dica de cuidados, são especiais, afinal não temos como trocar de pele, então nos cabe cuidar muito bem dela .... Algumas coisas eu já sabia, outras aprendi hoje, valeu elas dicas!
    Bjs (•‿•)

  6. Olá!
    Eu sofria com muitos problemas na minha pelem mas felizmente eu recebi dicas maravilhosos como as que você citou aí. Passei a fazer limpeza com máscara de pepino, a usar demaquilante e esfoliante. Realmente ajudou muito. Ótimas dicas!
    Beijos

  7. Super adorei tbm as dicas e ótimo cuidar da nossa pele..
    beijos

  8. Oi
    Otimas dicas 😃
    Quando era mais nova só usava protetor sola, agora com meus 30 anos já comecei a usar uns creme 😉
    Bjo

  9. Não sou uma dessas pessoas que tem preocupação com isso, mas sempre que posso procuro fazer coisas bem simples mas que ajudam, como tirar a make sempre

Deixe uma resposta