I Love Nail Art!

Ilovenailart

Bon jour!!!!

O post de hoje vai falar sobre algo que eu amo muuuuito… “Nail Art“, ou unhas decoradas!

Ilovenailart

 Mas antes de tudo, vamos voltar no tempo e conhecer um pouco sobre a história dos esmaltes e das unhas decoradas.

Os cuidados com as unhas, ao que tudo indica começou na India, em 5000 AC, quando as mulheres tingiam as mãos de escuro, com henna. Em 3000 AC os chineses (tinha que ser!) criaram uma complexa fórmula de goma-arábica, gelatina, cera, tintas vegetais e clara de ovos. Pétalas de rosa e orquídea contribuíram para produzir tons do rosa ao vermelho, mas a aplicação do grude, rs, que dizer, “esmalte” era complicada e por vezes, deveria ser feita durante a noite, para produzir um efeito pigmentado diferente.

O tempo passou e em 600 aC , durante a dinastia chinesa Chou, os aristocratas ostentavam longas unhas prateadas e douradas. Ponteiras adornadas com jóias protegiam as unhas e eram a cara da riqueza. Na Idade Média, fazer as unhas era ‘demodê’, ou seja, coisa do passado. Não era a toa que era a idade das trevas e da escuridão… Na era da Renascença, a unha feita voltou com tudo para as pertencentes a realeza, embora nenhum pigmento fosse utilizado.

Porém, nesse meio tempo, no século 15, os incas inventaram as ‘nail art’ como nós conhecemos hoje. Eles decoravam as unhas com desenhos complexos de águias.

O tempo passou, e chegamos na era vitoriana. As moças usavam um óleo vermelho claro, polido com camurça. Existiam regras de etiqueta para a coloração das unhas. Era recomendado somente suco de limão e vinagre para clarear as pontas das unhas (seria esse o início da francesinha?)

Avançamos o tempo para 1920, e quem ditava a moda eram as melindrosas. Tava na moda usar a cor vermelho old-school, assim como a manicure meia lua.

doll_pulando

Em 1932 a querida marca Revlon lança a sua primeira linha de esmaltes com cores nunca vistas antes! Era possível estar na moda de forma bem econômica durante a Depressão (período bem ‘punk’, de crise nos Estados Unidos). Inspirado nas tintas automotivas, o maquiador Frances Michelle Menard teve a ideia de usar cores solidas ao invés de somente tingir as unhas. A partir daí, os irmãos Revlon e o químico Charles Lachman colocaram a mão na massa e criaram o esmalte que conhecemos hoje (Ehhhhhhh!).

1º esmalte

A partir daí a coisa acelerou. Em 1934 sugiram as unhas postiças e em 1955, acidentalmente um dentista inventou as unhas de acrílico. Em 1976, oficialmente nasceu a francesinha, criada pelo norte-americano Jeff Pink. Depois viram as cores pasteis, os neóns, o glitter e a explosão da nail art dos nossos dias…
Ufa quanta coisa né? Para mais informações clique aqui.
a-purple-polish

Eu sempre amei fazer minhas unhas, porém era uma ‘roedora’, desde pequena. Quando eu fiz 15 anos, me invoquei e pensei, vou parar… Comecei a fazer as unhas todas as semanas, no salão, e surtiu resultado, parei!

Quando eu tinha uns 19 anos, fiz um curso de manicure, e eu amei. Aprendi muita coisa, mas acabei não seguindo a profissão. Me apaixonei pela Nail Art e descobri que hoje, quem manja mesmo do assunto são as japonesas. Tem até faculdade ensinando a nail art no Japão!

cadeirinha

 Algumas unhas que fiz no decorrer desse tempo… Uma pena que as câmeras eram um lixo na época kkk

Unhas 2009

Na época, eu tive acesso a vários DIY do japão e hoje vou dividir com vocês.
Todos eles foram tirados de revistas japonesas. Confiram!

DIY 1

DIY 2

DIY 3

DIY 4

DIY 5

DIY 6

DIY 7

DIY 8

Eu também vivo procurando inspirações no meu amado Pinterest!

DIY 11

DIY 10

DIY 9

E aí meninas, gostaram? Curtem Nail Art também?
Daqui pra frente, irei postar periodicamente muuuitas inspirações para unhas!

Beijinhos!!

0 I like it
0 I don't like it

12 Comments

  1. ahhh eese assunto amoo neh..falar de esmaltes é uma das minhas coisas favoritas...ameii saber mais...bjinhoss

    • Oi Dani... eu também amo!!! Fico feliz que tenha gostado!!!
      Beijos... Au revoir!

  2. Outra semelhança entre nós? hahaha... Também aaaaamo o Pinterest! Passo horas navegando ali em busca de inspirações! rsrs
    E menina, que dom pra fazer as unhas hein? Eu amei, mesmo com as fotos ruinzinhas das câmeras antigas! rs
    Beijinhos!

    • Bruna, realmente o Pinterest é demais! Obrigada pelo elogio... Eu amava fazer nail art... que saudades rsrsrs ;) Beijos... Au revoir!

  3. Oi querida =)
    Não sou muito fã de muitos desenhos nas unhas, gosto de filha única ou algo muito simples. Mas gostei das suas dicas.
    Milhoes de Beijos!

    Marina Lima.

    • Oi Marina, fico feliz que tenha gostado... Eu tb amo filha única!
      Beijos... Au revoir!

  4. Adorei!! Dá vontade de ter uma unha diferente a cada dia, rs. Bjs

  5. Eu tenho 123456789 esmaltes mas, minhas unhas sao fracas e dá desânimo.... Mas, agora decidi q minhas unhas vão ficar fortes e vou cuidar bem delas!!!

    • Isso mesmo Mari... Nossas unhas vão tomar jeito na vida kkk Beijos... Au revoir!

  6. Aaaaaah, eu amo esmalter e nail art <3 <3
    Fazer um curso de manicure deve ser incrível, né? Sou viciada em pintar as unhas e dos meus 15 aos 18 trocava de cor dia sim dia não, até hoje as minhas tias me marcam em coisas sobre unhas, ahahaha
    Depois que comecei a fazer faculdade e trabalhar não tive mais tanto tempo... agora por exemplo elas estão todas descascadas :'(

    Adorei saber um pouco mais sobre a história dos esmaltes, quem poderia imaginar que os esmaltes que conhecemos hoje foi inspirado em tintas automotivas? BRILHANTE!
    Espero que pintar as unhas nunca mais volte a ser demodê pois essa moda eu não largo por nada, ahahahah

    Beijão!

    • Dri, o curso é muito legal... a gente aprende muita coisa legal... A história é realmente bem legal, fico feliz que tenha gostado!!! Beijos... Au revoir!

Deixe uma resposta